Aracruz

42 Anos de PT

Nossa luta continua!

ícone relógio11/02/2022 às 06:38:41- atualizado em  
42 Anos de PT

O PT conseguiu seu registro oficial no TSE em 11 de fevereiro de 1982, mesmo ano em que elegeu seu primeiro prefeito, Gilson Menezes, em Diadema, na Grande São Paulo. Em 1986, o recém-criado partido elegeu 16 deputados federais, incluindo Lula. Operários ajudariam a escrever a nova Constituição brasileira, promulgada em 1988. Depois, o país sentiria o gosto da real democracia, ao ver um ex-metalúrgico, em 2003, e uma mulher, em 2011, se tornarem presidentes da República.

Quarenta e dois anos após a criação do PT, muita coisa mudou. Treze anos de um governo popular mostraram que o país pode crescer e se tornar a sexta economia do mundo ao mesmo tempo em que o desemprego cai e o salário mínimo e a renda dos trabalhadores sobem. Que o desmatamento pode ser combatido enquanto pretos e pardos entram na universidade. Que a responsabilidade fiscal pode ser feita sem impedir que o Brasil saia do Mapa da Fome.

Muita coisa mudou, mas muito ainda precisa mudar. O autoritarismo, os golpes e as prisões injustas, inclusive a de Lula, pela segunda vez em 2018, continuam a servir de armas contra a democracia. A diversidade da população brasileira ainda não está refletida no Parlamento. E os trabalhadores seguem enfrentando obstáculos para ter um vida digna devido a traidores da nação que continuam sabotando nosso futuro e nossa soberania.

No entanto, felizmente, duas coisas não mudaram: a vontade do povo brasileiro de exigir e buscar dias melhores e a disposição do PT e de Lula de participar dessa luta. Em 1980, o sindicalista deixou a prisão para ajudar na reconstrução da democracia.

Compartilhe: