Dia Internacional da Mulher é Dia de Luta
Nossa luta continua!

No Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, celebramos as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos. Mas também é um dia de alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem no mundo todo.
A ideia de uma celebração internacional dedicada às mulheres surgiu em 1910, como uma proposta da dirigente socialista alemã Clara Zetkin. A data, entretanto, só foi escolhida depois de 8 março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial.
Popular entre os países comunistas, o Dia Internacional da Mulher só se popularizou no Ocidente a partir de 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu formalmente a data.
No Brasil, as lutas travadas pelas mulheres são cotidianas e muitas vitórias foram alcançadas. Uma das lutas importantes das brasileiras foi a campanha pelo voto feminino, conquistado em 1932, no governo Getúlio Vargas. Apesar de não ter sido pleno na época, pois só as mulheres casadas podiam votar, marcou a cidadania feminina.
Em 2006, tivemos um grande avanço na luta pelo fim da violência contra a mulher, quando foi sancionada pelo Governo Lula, a Lei n.º 11.340, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, que cria mecanismos de proteção à mulher contra a violência doméstica. O nome é uma homenagem à farmacêutica que sofreu violência do marido durante anos.
Portanto, o 8 de Março é um dia que lembramos e refletimos sobre nossas lutas e vitórias. Ainda há muito a ser feito. Cotidianamente as mulheres são vítimas de violência e do feminicídio e é preciso dar um basta nesta situação. Temos ainda direitos sobre o nosso corpo negados, como o direito ao aborto, e enfrentamos a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, com salários inferiores.
É preciso que nós mulheres estejamos cada dia mais fortalecidas e certas de que a igualdade de gênero precisa se alcançada para que sejamos livres e tenhamos um mundo mais igualitário. Continuaremos firmes!
Datas importantes sobre o Dia da Mulher
- 25 de julho é comemorado o "Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra". A data, instituída em 2014, é uma homenagem à líder quilombola que viveu no Brasil no século XVIII.
- 5 de setembro é comemorado o "Dia Internacional da Mulher Indígena" instituído em 1983. A data é uma homenagem à mulher quéchua Bartolina Sisa, esquartejada durante a rebelião anticolonial de TúpacKatari, no Alto Peru (atual Bolívia).
- 25 de novembro é comemorado o "Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher" instituído em 1981, no "Primeiro Encontro Feminista da latino-americano e do Caribe", e oficialmente adotado pela ONU em 1999. A data marca o assassinato das revolucionárias dominicanas "Irmãs Mirabal".
_______________________________________________________________
Marcia Hosana Matias Borges de Souza é pós-graduada em Gestão Educacional e Educação Infantil e Séries iniciais. É comerciária, pedagoga, professora e presidenta do Partido dos Trabalhadores de Aracruz-ES.
Fontes:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=843
https://www.todamateria.com.br/dia-internacional-da-mulher/
Compartilhe nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/ptaracruz/photos/a.103327154348072/103326974348090/
https://www.youtube.com/channel/UChEpL3TsbP4Uf5BvlKMM6FQ
https://www.instagram.com/ptaracruz/
